NOSSOS SERVIÇOS

A GEOSTRING SOLUTIONS PRIORIZA O COMPROMETIMENTO COM O CLIENTE BUSCANDO SOLUCIONAR SEU PROBLEMA COM SIGILO E DEDICAÇÃO.

MEIO AMBIENTE

SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO

A supressão da vegetação é o procedimento de retirada de uma porção de vegetação de um determinado espaço, seja ele urbano ou rural, com o intuito de usar a área anteriormente ocupada pela vegetação para a implantação de algum empreendimento, como por exemplo: Parques Solares, Parques Eólicos entre outros.

A Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) é o instrumento que disciplina os procedimentos de supressão de vegetação nativa em empreendimentos de interesse público ou social submetidos ao licenciamento ambiental pela Diretoria de Licenciamento Ambiental Federal (Dilic) do IBAMA.

Buscando garantir o controle da exploração e comercialização da matéria-prima florestal efetivamente explorada nos empreendimentos licenciados pelo IBAMA e o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora.

Possuímos quadro técnico especializado para garantir sucesso nas demandas dos nossos clientes solicitados pelo órgão fiscalizador em âmbito federal, estadual e municipal.

EXECUÇÃO 

Dispomos de equipamentos devidamente qualificados para a execução da Supressão da Vegetação desde a máquinas pesadas como, tratores de esteira, retroescavadeiras, trituradores até motosserras para uma execução eficaz.

Como também detemos profissionais qualificados para execução de todos os programas ambientais solicitados pelo órgão ambiental em qualquer estância.

MAQUINÁRIO
ENLEIRAMENTO

CUBAGEM

FAUNA E FLORA
EQUIPE


ARQUEOLOGIA

A metodologia arqueológica é o conjunto de técnicas empregadas para prospecção, escavação e análise arqueológica. Em arqueologia a metodologia empregada é importante, uma vez que a escavação é um método invasivo, que conjectura do sitio arqueológico. Com ajuda de métodos geofísicos possibilitamos maior eficiência de acordo com a necessidade do cliente.
• Assessoria e Auxílio ao preenchimento da FCA – (Ficha de Caracterização de Atividade);
• Programa de gestão de bens culturais tombados, valorados e registrados;
• Salvamento arqueológico;
• Monitoramento arqueológico;
• Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico;
• Avaliação de potencial de impacto ao patrimônio arqueológico;
• Educação patrimonial.

PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA
MONITORAMENTO ARQUEOLÓGICO


SALVAMENTO ARQUEOLÓGICO
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

O estudo de impacto ambiental EIA em conjunto com o RIMA, serve para demonstrar à população interessada e que será de certa maneira afetada com o empreendimento, os benefícios e os malefícios que tal empreendimento imporá na região.

Neste estudo de impacto ambiental EIA são considerados, levantados, monitorados e avaliados todos os aspectos, ambientais, econômicos, sociais antes do empreendimento.

O estudo de impacto ambiental EIA se aplica principalmente a implantação de grandes empreendimentos ou aqueles que poderão causar significativa alteração na microrregião, tais como fábricas de papel e celulose, linha ferroviária, siderurgia, metalurgia, indústrias químicas, aeroportos, barragens, hidroelétricas, usinas nucleares, Parques Solares e outras, além de empreendimentos com grande impacto, tais como, aterro de produtos perigosos. Esse é o objetivo deste estudo de impacto ambiental EIA.

Para este estudo nossa empresa detém quadro técnico devidamente especializado.

TOPOGRAFIA

TOPOGRAFIA

Os serviços de topografia são estudos dos acidentes geográficos através de medidas altimétricas e planimétricas afim de representar graficamente pontos de interesse, determinando analiticamente medidas de área e perímetro, localização e orientação, assim como variações no relevo para posteriormente representa-las através de cartas topográficas.

Na topografia existe uma gama de materiais e métodos que auxiliam nas diferentes demandas de trabalho:

MÉTODO AEROFOTOGRAMÉTRICO

O levantamento aerofotogramétrico é um dos métodos utilizados para o mapeamento da superfície terrestre. O voo fotogramétrico é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera fotogramétrica que cobre toda a área a ser mapeada.

Para obter uma cobertura completa do terreno a ser representado, as fotografias aéreas são tomadas de modo sobreposto. Com o auxílio de um aparelho fotogramétrico, realiza­se a restituição, processo de confecção do mapa, através de um modelo tridimensional.

MÉTODO LIDAR

Ao contrário da fotogrametria, o LiDAR é uma tecnologia de sensoriamento remoto capaz de coletar dados topográficos e estruturais de ambientes florestais simultaneamente, ou seja, é capaz de penetrar a vegetação, coletando coordenadas 3D diretamente ao nível do solo.

Os sistemas LiDAR basicamente estão apoiados sob dois tipos de plataformas: o laser scanner aerotransportado, do acrônimo em inglês ALS (Airbone Laser Scanner) e o laser scanner terrestre, TLS (Terrestrial Laser Scanner). O laser aerotransportado é o indicado para estudos topográficos, devido a sua capacidade de mobilização e potencial de aquisição de uma grande quantidade de pontos com alta precisão.

MÉTODO RTK

O conceito de posicionamento pelo RTK (Real Time Kinematic) baseia-se na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites, do(s) receptores instalados nos vértices de referência aos receptores que percorrem os vértices de interesse. Desta forma, proporciona o conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados. O posicionamento pelo RTK pode ser feito pelo método convencional ou em rede.

GEOLOGIA E GEOFÍSICA APLICADA

ESTUDOS GEOLÓGICO E GEOTÉCNICO

Os estudos geológicos e geotécnicos são fundamentais para a compreensão e definição de fatores do solo ou rocha através da execução de alguns ensaios tais como, sondagens podendo ser através do método de percussão ou a trado, ensaios de campo ou de laboratório.

Este estudo é desenvolvido para obter informações concretas do terreno onde ainda vai ser implantado um empreendimento. Ele serve para fornecer informações técnicas aos projetos de engenharia civil, na aquisição de materiais para construções em geral como por exemplo: na construção de barragens, na construção de estradas, nos estudos prévios para implantação de Parques Solares, Parques Eólicos, investigação do solo e água subterrânea, entre outros empreendimentos.

Possuímos equipamentos e quadro técnico devidamente especializado para a obtenção de um estudo seguro e eficaz.

GEOFÍSICA APLICADA

Estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra. Diferente da Geologia cujo estudo da Terra é feito via observações diretas das rochas, a Geofísica investiga o subterrâneo através de medidas indiretas. Assim com a Geofísica de prospecção ou de exploração utilizamos levantamentos/métodos como os sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, potenciais (magnético e gravimétrico), radiométricos, geotérmicos etc. Além da perfilagem geofísica de poços.

A investigação geofísica do interior da Terra consiste em fazer medições na superfície ou próxima a ela. Estas medições são influenciadas pela distribuição interna das propriedades (parâmetros) físicas. A análise das medições pode revelar como é que as propriedades físicas do interior da Terra variam vertical e lateralmente. Grande parte do conhecimento terrestre, abaixo das profundidades que se podem atingir por intermédio de furos, é proveniente de observações geofísicas.

Os levantamentos podem ser terrestres, aéreos e marinhos. Aplicamos a Geofísica, em água subterrânea, combustíveis fósseis, geotermia, geotécnica, contaminação ambiental e investigação de minérios em geral como ouro, ferro etc.

Algumas de nossas técnicas geofísicas já aplicadas:

  • Magnetometria e gradiometria;
  • Sísmica (rasa e profunda);
  • Gravimetria;
  • Eletromagnetometria (magnetotelúrico, gpr – ground penetrating radar, csamt – controlled source audio-frequency magnetotellurics);
  • Geoelétrica (polarização induzida, resistividade, condutividade e etc)
  • Gamaespectrometria
  • Geodésia
APLICAÇÃO DO GPR RADAR DE PENETRAÇÃO DE SOLO (GEORADAR)

Este método de investigação geofísica amplamente utilizado na geologia e em outras áreas, baseado na reflexão de ondas de radar nas interfaces dielétricas do solo. Através de uma antena transmissora utilizam-se ondas eletromagnéticas.

Parte do sinal transmitido é refletido nas interfaces de materiais com distintos valores de permissividade dielétrica (ε), indicando mudanças nas propriedades elétricas no meio geológico.

MÉTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE

Este método consiste na introdução de uma corrente elétrica no subsolo e no cálculo das resistividades dos materiais geológicos em diferentes profundidades. O arranjo Schlumberger, utilizado para a realização deste levantamento, consta de quatro eletrodos cravados na superfície do terreno.

A ideia por trás da aferição do solo usando a eletrorresistividade é simples: o solo é composto por diversos materiais, cada um com uma especificidade diferente, identificáveis pela metodologia. Minerais, argila, areia e a água possuem características únicas que os diferem entre si, tudo o que é preciso fazer para identificá-los é mapear essas diferenças.

Dessa forma, é possível usar um método não destrutivo para mapear os diferentes tipos de solo e para a prospecção de águas subterrâneas.

OUTROS SERVIÇOS


BATIMETRIA

Levantamento batimétrico relacionado às medições de profundidade de uma determinada massa de água (mares, rios e lagos). Para realizar essa medição, são utilizadas eco sondas, responsáveis por transmitir o pulso de som na água.

AEROFOTOGRAFIA

A utilização da fotografia aérea feita por drones permite o mapeamento de áreas, edifícios e locais de difícil acesso, facilitando as inspeções e o mapeamento. O drone percorre o território fotografando com precisão e qualidade.

Nossa empresa contém equipamentos e profissionais qualificados para este serviço.

CONTATO
 
ENTRE EM CONTATO
CONTATO@GEOSTRING.COM.BR
SEDE:
RUA PARAÍBA – 330
FUNCIONÁRIOS
BELO HORIZONTE – MG