nossos serviços

Here's What We Do Better

Arqueologia
A metodologia arqueológica é o conjunto de técnicas empregadas para prospecção, escavação e análise arqueológica. Em arqueologia a metodologia empregada é importante, uma vez que a escavação é um método invasivo, que conjectura do sitio arqueológico. Com ajuda de métodos geofísicos possibilitamos maior eficiência de acordo com a necessidade do cliente.
• Assessoria e Auxílio ao preenchimento da FCA – (Ficha de Caracterização de Atividade);
• Programa de gestão de bens culturais tombados, valorados e registrados;
• Salvamento arqueológico;
• Monitoramento arqueológico;
• Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico;
• Avaliação de potencial de impacto ao patrimônio arqueológico;
• Educação patrimonial.
Geofísica Aplicada
Estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra. Diferente da Geologia cujo estudo da Terra é feito via observações diretas das rochas, a Geofísica investiga o subterrâneo através de medidas indiretas. Assim com a Geofísica de prospecção ou de exploração utilizamos levantamentos/métodos como os sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, potenciais (magnético e gravimétrico), radiométricos, geotérmicos etc. Além da perfilagem geofísica de poços.
A investigação geofísica do interior da Terra consiste em fazer medições na superfície ou próxima a ela. Estas medições são influenciadas pela distribuição interna das propriedades (parâmetros) físicas. A análise das medições pode revelar como é que as propriedades físicas do interior da Terra variam vertical e lateralmente. Grande parte do conhecimento terrestre, abaixo das profundidades que se podem atingir por intermédio de furos, é proveniente de observações geofísicas.
Os levantamentos podem ser terrestres, aéreos e marinhos.
Aplicamos a Geofísica, em água subterrânea, combustíveis fósseis, geotermia, geotécnica, contaminação ambiental e investigação de minérios em geral como ouro, ferro etc.
Algumas de nossas técnicas geofísicas já aplicadas:
• Magnetometria e gradiometria;
• Sísmica (rasa e profunda);
• Gravimetria;
• Eletromagnetometria (magnetotelúrico, gpr – ground penetrating radar, csamt –
controlled source audio-frequency magnetotellurics);
• Geoelétrica (polarização induzida, resistividade, condutividade e etc)
• Gamaespectrometria
• Geodésia (topografia diferencial)
Estudos Bio-Espeleológicos
É a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenômenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.

A geologia, geografia, hidrologia, biologia (bioespeleologia), climatologia, arqueologia e Química são algumas das ciências que contribuem para o conhecimento espeleológico. Os estudos espeleológicos apoiam-se frequentemente em levantamentos topográficos.

A simples exploração ou visita das cavernas está por vezes associada à espeleologia, embora não se deva confundir com esta ciência.
Com a nova Instrução Normativa nº 02/2017 que versa sobre a “metodologia de classificação do grau de relevância das cavidades naturais subterrâneas, conforme previsto no Decreto nº 6640/2008”, sendo esta então uma atualização da Instrução Normativa nº 02/2009 do Ministério do Meio Ambiente, novas metodologias e regras foram instauradas para classificação de cavernas/cavidades e abrigos. A partir desta IN, a espeleologia ganhou um peso complemente diferente, sendo necessário no licenciamento e outorga em novas áreas de atuação.
Geoprocessamento
• O sensoriamento remoto é um tipo de geoprocessamento. no entanto utiliza apenas informações de imagem de satélite com sensores para vários comprimentos de onda e utiliza de diversos índices de reflectância e absorção das ondas eletromagnéticas para obter informação georreferenciadas.
• Já o geoprocessamento é mais geral. utiliza-se várias propriedades físico-químicas tendo informações de coordenadas que prendem aquela ou outra informação a um determinado ponto da superfície da terra.
• No geoprocessamento podem ser usados princípios físicos como: aceleração da gravidade, magnetismo, susceptibilidade magnética, gamaespectrometria, etc. sempre com informações geográficas.
• No geoprocessamento podem ser usadas infinidades de propriedades e princípios físicos matemáticos.
É possível obter imagens sísmicas e/ou fazer análises das propriedades mecânicas do terreno. As propriedades são módulo de Young, Poison, constantes de Lamé, etc.

Estudos de Viabilidade
Mecânica dos Solos são as propriedades mecânicas de resistência do solo e das rochas. Nem sempre a construção é posta na zona de intemperismo de uma rocha, que nos chamamos de solo. As medidas mecânicas são deformação, esforço, propriedades dúcteis e rúpteis dos solos e rochas, modulo Young e etc. A pedologia é o estudo do solo.
O solo é importante pois é o resultado da ação intempérica das rochas. O intemperismo é muito influenciado pelo clima. Assim diversas rochas podem gerar o mesmo solo.
No intemperismo há a anexação de novos elementos químicos que irão gerar diferentes minerais. Esses novos minerais podem ajudar ou piorar a permeabilidade do solo. Um exemplo pode ser a alteração físico-química do feldspato que pode ser alterado para a caulinita.

A GeoString Solutions prioriza o comprometimento com o cliente buscando solucionar seu problema com sigilo e dedicação.

ESTUDOS SÍSMICOS
A sísmica é um método geofísico no qual é estudado tipos de propagação de ondas mecânicas geradas por fontes sísmicas e propagadas através do meio, sendo registradas através de sismógrafos. É possível obter imagens sísmicas e/ou fazer analises das propriedades mecânicas do terreno. As propriedades são módulos Young, Poison, constantes de Lamé e etc.


Batimetria:
A batimetria é uma técnica para medidas de altimetria feitas diretamente ou indiretamente.
A altimetria pode ser medida através de propriedades gravitacionais ou por interferometria, usando ou não bandas s e x, obtidos através de ônibus espacial ou por satélites geoestacionários.
A batimetria não se limita apenas ao uso espacial.

Petroquímicas:
O estudos Petroquímicos na área ambiental são os estudos da presença e concentração de poluentes químicos no meio ambiente e/ou determinada área de uso Petroquímico, como refinarias e indústrias que utilizam substâncias químicas de origem petrolífera.





Realizamos também pesquisa em geociência e prestação de análise físico químico hidrológico, sondagem e estudos hidrológicos e hidrogeológicos, prospecção e pesquisa mineral, geoprocessamento e sensoriamento remoto, geomorfologia, geologia, topografia, mecânica do solo, diagnóstico e estudo ambiental, estudos sísmicos rasos e passivo análise geofísica e geoquímica de solo, levantamento de fauna e flora, limnologia, espeleologia (meio físico, meio biótico, topografia subterrânea, valoração de cavidades e compensação), análise do meio social (comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas), patrimônio histórico, cultural e arqueológico, estudo e licenciamento ambiental, inventário florestal, averbação de reserva, autorização ambiental de funcionamento e PTRF (Projeto Técnico de Reconstituição de Flora).

Gestão, assessoria, consultoria, orientação e assistência ao sistema e ao processo educacional em matérias de planejamento, organização, controle, finanças, integração Universidade- Empresa para incentivo a pesquisa científica, inovação tecnológica e o ensino (cursos, treinamentos e seminários) para o desenvolvimento empresarial.

Os serviços de assessoria, consultoria, orientação e assistência operacional para gestão do negócio em empresas e organizações, em matéria de planejamento, organização, reengenharia, controle orçamentário, informação, gestão, etc. consultoria em logística.

CONTATO
1
ENTRE EM CONTATO
contato@geostring.com.br
Sede:
Rua Paraíba – 330
Funcionários
Belo Horizonte – MG